Neste artigo, iremos discutir um pouco mais sobre o que é uma cobertura de um plano de saúde, conhecendo todos os fatores que podem alterar esta seção.

O que é o plano de saúde?

Um plano de saúde é caracterizado como um recurso que supri as necessidades das pessoas por atendimento, tendo cobertura médica, hospitalar e laboratorial – além de cobrir com as despesas.

SUS – Sistema Único de Saúde – é o mais próximo dessa caracterização, pois, teoricamente, é ele que dá assistência gratuita para a população brasileira. Você sabia que mais de 47 milhões de pessoas do nosso país não possuem um plano de saúde?

Geralmente, os planos podem ser como o que o SUS apresenta – gratuito – ou pode ser privado, sendo oferecido por operadoras de saúde, que apresentam uma variedade de tipos de planos e de cobertura.

E a cobertura do plano de saúde?

Denominamos a cobertura do seu plano de saúde como os atendimentos e serviços que estão disponíveis para o seu tipo de plano de saúde.

Ou seja, é a lista de regiões, cidades, hospitais, especialidades médicas, tipos de internação e entre outros que o beneficiário tem direito. Você fica ciente disso logo no seu contrato com sua operadora de saúde – e pode verificar no manual de orientações do beneficiário. Caso você não saiba onde encontrar essas informações, você pode solicitar para a sua operadora de saúde ou verificar no site da ANS.

Como saber se o convênio que você deseja contratar é seguro?

Para saber se o convênio que você deseja contratar é seguro, solicite à empresa que vende o plano de saúde o número de registro da operadora e do plano no banco de dados da ANS.

Vá ao site da ANS, e acesse a seção de informações e avaliações de operadoras, lá você poderá:

·         Conferir se os dados da empresa realmente existem, de modo a evitar golpes;

·         Conhecer o desempenho da operadora de planos de saúde no programa de qualificação da ANS, evitando empresas que oferecem atendimentos ruins e inadequados para, com o beneficiário;

·         A posição que a operadora ocupa no ranking das empresas de planos de saúde que mais recebem reclamações dos seus consumidores, a fim de evitar futuros transtornos.

Fatores que influenciam o valor do plano

Um dos fatores principais, e que principalmente influencia no valor de um convênio é em questão sobre a quantidade de serviços que o plano de saúde dá direito ao beneficiário. Por exemplo, um plano de saúde que apenas inclua consultas e exames normalmente (e tendencialmente) é mais barato que outro que também ofereça junto tratamentos odontológicos e o direito a internação hospitalar emergencial.

Outra condição importante a se destacar, é que, o plano que só concede direito ao atendimento na cidade em que você mora tende a ser mais barato do que outro que permita que você seja atendido em qualquer lugar do país.

A idade do beneficiário, também é destacada como um fator muito significativo e que influencia diretamente no preço de um plano de saúde. Quanto mais idoso o beneficiário for, maiores são as chances de que ele precise usar os serviços de saúde com mais frequência, e por isso, as operadoras tendem aumentar com o valor do convênio.

Conhecendo a ANS

A ANS, também conhecida como Agência Nacional de Saúde Suplementar, é a agência reguladora vinculada ao Ministério da Saúde, responsável pelo setor de planos de saúde. Além disso, ela é o órgão responsável pela definição da cobertura dos planos de saúde e todo o serviço que ele pode oferecer.

Outro ponto importante a destacar, é que a ANS conta com uma central de atendimento ao consumidor, que realiza atendimentos por telefone (0800 701 9656) e online. Todos esses canais estão disponíveis em seu site!

São eles que fazem a regulamentação, ou seja, o conjunto de ações e medidas do Governo que envolvem a criação de normas, fiscalização de segmentos de mercado, o controle e entre outras coisas que assegura o interesse público do país.

O que seu plano pode cobrir

Os tipos de planos de saúde são diversos, assim como as empresas e operadoras de saúde que os oferecem. Aqui, vamos entender o que os planos podem oferecer de cobertura, como:

Ambulatorial

Aqui podemos incluir as consultas médicas em clínicas e consultórios. Também podemos incluir os exames, tratamentos e demais procedimentos ambulatoriais.

Hospitalar (com ou sem obstetrícia)

Quando possuímos uma cobertura sem obstetrícia, temos direito apenas ao serviço em regime de internação, hospitalar e entre outros – com exceção, é claro, de partos. Já quando incluímos o plano com obstetrícia, você terá todo o regime citado acima, assim como o auxílio ao parto.

Odontológico

Esse pode cobrir as assistências odontológicas – incluindo os exames, consultas, urgência e emergência. Alguns podem incluir extrações e procedimentos cirúrgicos, mas isso pode variar conforme o plano.

Referência

Esse plano inclui a assistência médico e ambulatorial, além de acomodações em enfermaria. Ele também é um plano com obstetrícia incluída.

Mas afinal, as coberturas são iguais para os diferentes tipos de plano?

As coberturas são variadas conforme o tipo de plano que a pessoa optou. Cada um deles possui um conjunto com mais ou menos procedimentos cobertos pelo plano. É importante que o beneficiário escolha um plano com coberturas que atendam às suas necessidades!

Entretanto, quando escolher o melhor plano para suas condições, é importante ficar atento com a relação das redes de hospitais, médicos e laboratórios que estão conveniados ao seu plano. Além disso, veja se você tem direito à internação hospitalar, obstetrícia e as redes credenciadas. Não opte por determinado plano apenas por seu preço acessível, fique atento também com todos os serviços que você pode ter direito!

Como saber se o convênio que você deseja contratar é seguro?

Para saber se o plano de saúde que você deseja contratar é seguro, solicite à empresa que vende o plano de saúde o número de registro da operadora e do plano no banco de dados da ANS. 

Vá ao site da ANS, e acesse a seção de informações e avaliações de operadoras, lá você poderá: 

  • Conferir se os dados da empresa realmente existem, de modo a evitar golpes;
  • Conhecer o desempenho da operadora de planos de saúde no programa de qualificação da ANS, evitando empresas que oferecem atendimentos ruins e inadequados para, com o beneficiário; 
  • A posição que a operadora ocupa no ranking das empresas de planos de saúde que mais recebem reclamações dos seus consumidores, a fim de evitar futuros transtornos.